Exposição "No Coração de Maio de 68", do francês Phelippe Gras, abre dia 26 de abril
Serão 43 fotos inéditas do emblemático fotógrafo, expostas na Multigaleria do Dragão

       

        Em parceria com o Instituto Dragão do Mar, a Aliança Francesa de Fortaleza, o Institute Français do Brasil e o Consulado Geral da França no Recife trazem a Fortaleza a exposição "No Coração de Maio de 68", que terá abertura no dia 26 de abril, às 18h, na Maloca Dragão 2018, que terá como tema, neste ano, "As barricadas abriram caminho: os 50 anos de maio de 68". Realizada na Multigaleria do Dragão do Mar, a mostra apresenta 43 fotos inéditas do emblemático fotógrafo francês Philippe Gras (1942-2007). Pertencentes ao acervo do artista, as obras estavam perdidas havia uma década. Em território brasileiro, a exposição foi montada antes somente em Natal, no Rio Grande do Norte. 

 

        Philippe Gras foi um grande fotógrafo de seu tempo, tendo colaborado com inúmeras publicações francesas como as revistas Actuel, Jazz Hot e L'art Vivant. Viajou o mundo em coberturas fotojornalísticas tendo trabalho reconhecido no Butão, Irã, Camboja, Coreia do Sul, Vietnã e Hungria. É até hoje reverenciado graças às suas fotos emblemáticas no Maio de 68, assim como por suas séries sobre o metrô de Paris e com personalidades do Jazz e do Rock. 

 

        Além das fotografias, a mostra exibirá ainda uma série de dois documentários inéditos chamada "Mai 68, un étrange printemps" (em tradução literal, Maio de 68, uma primavera estranha), no dia 29 de abril, às 19h30, na Sala 2 do Cinema do Dragão. Dirigida pelo historiador Dominique Beaux, a série apresenta personagens fundamentais do mundo político naquela época. 

 

Hub Cultural

        A vinda da exposição francesa à Maloca Dragão é resultado de uma série de negociações iniciadas pelos Instituto Dragão do Mar (IDM), em janeiro, com instituições culturais de países sul-americanos e europeus, articulando um verdadeiro hub cultural. Alguns desses intercâmbios já começam a apresentar resultados, com a vinda de realizadores e programadores chilenos e europeus para a Maloca Dragão 2018 e ainda uma exposição vinda da França aberta durante o festival, que será realizado de 24 a 29 de abril.

 

 

SERVIÇO
Abertura da Exposição "No Coração de Maio de 68"
Quando:
dia 26 de abril de 2018
Hora: 18h
Onde: Multigaleria do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura (Rua Dragão do Mar, 81 - Praia de Iracema)
Acesso gratuito