// Programação
DIA 25 DIA 26 DIA 27 DIA 28 DIA 29 DIA 30
Maloca de comer traz o sabor do Dragão
"O gostim de Fortaleza" vai ficar na boca de quem for curtir o festival

O gostim de Fortaleza vai ficar na boca de quem for curtir o festival. Carinhosamente chamado de Maloca de Comer e localizado entre o Palco Draga Dragão e a Caixa Cultural, o corredor gastronômico traz para a rua Almirante Tamandaré 10 estabelecimentos que aguçam as memórias afetivas da comida no Ceará, entre lanches, pratinhos, picolé e cerveja.

Sob a curadoria do chef João Luiz Lima, assessor do Governo do Ceará para assuntos gastronômicos, é criado o Menu Maloca, em que alguns restaurantes no entorno do Dragão do Mar incluíram pratos exclusivos em seus cardápios. Tudo especialmente pensado para homenagear os 18 anos do centro cultural e deliciar o público com as melhores comidinhas do Dragão.

"Identidade cultural da gastronomia, sem se preocupar com gourmetização demais. É algo com nossa cara", afirma o chef João, reforçando que é preciso fortalecer nossas raízes. Lembra da cozinha de sua avó, e de como ao percorrer várias gastronomias na Europa, resolveu voltar ao Ceará com o intuito de promover a valorização das pequenas agriculturas, de elementos base de nossa cozinha.

Para a Maloca, João conta que planejou "fazer um resgate dos últimos 18 anos de memória afetiva da comida de nossa cidade, organizando um espaço maior no Dragão, só pra gastronomia, trazendo elementos que façam a gente se sentir em casa". Foi então atrás de pessoas que "realmente tem essa relação com a cidade e com a gente, enquanto fortalezense". Participaram da Maloca de Comer: Culinária da Van, Acarajé Oya Murá, Tangerina Serviços Gastronômicos, Alpendre, Dona Chocolatier, Rapadura Food Truck, Tapiocaria O Osmar, Rice's, Hey Ho Bee Pub e BMF, Picolé Pardal e Bar Maloca.

Corredor gastronômico sai da praça e vai pra rua, no caminho pro palco principal (Draga Dragão) / Maloca 2016

 

Menu Maloca

Restaurantes no entorno do Dragão do Mar e seus pratos especiais:

Prato Maloca Surpresa, do Restaurante Alma Gêmea / Foto: Luiz Alves

Chopp do Bixiga

Vatapá do Maloca - há 16 anos no comando da cozinha do restaurante, Dona Fátima conhece o Dragão como poucos, e para homenagear seu aniversário, ela vai preparar sua receita especial de Vatapá de peixe, para o deleite dos que passarem pra visitar o festival.

Alma Gêmea

Maloca Surpresa -  o Chef Carleandro criou um prato com vários ingredientes da terra que combinados são uma festa de sabores. A surpresa da Maloca tem como carro chefe a carne de sol e batatas finamente laminadas, com muito queijo pra dourar tudo isso. Torradas gratinadas com alho e parmesão completam a sua criação.

Restaurante Dragão do Mar

Pizza Saudosa Maloca - Criada especialmente para comemorar o aniversário de 18 anos do Dragão do Mar, essa pizza traz uma explosão de sabores regionais,mconstituída  por strogonoff  de carne de sol à base de leite de coco, com queijo coalho e macaxeira crocante. Para acompanhar, há a "Caipireja", um drink de cerveja, limão,cachaça e sal.

Bar do Avião

Pastel Maloca é massa - Sr. João coloca queijo coalho e carne de sol desfiada em sua deliciosa massa de pastel para festejar o aniversário do Dragão. O pastel não está no seu cardápio e será degustado somente na ocasião do festival.

Amici's Bar

Pizza Fortaleza Especial - Criada para homenagear a cidade de Fortaleza e os 18 anos de Dragão do Mar, essa delicia é preparada com ingredientes que remetem à nossa memoria afetiva regional como carne de charque, requeijão cremoso, macaxeira cozida, mussarela, molho de tomate e orégano.


Pizza Saudosa Maloca, do Restaurante Dragão do Mar / Foto: Luiz Alves